Thursday, July 7, 2011

Mulheres no Episcopado?

Por: Tyrone D. Palmer
Traducao: Cynthia R. Palmer
This message is also written in English on July 2nd, 2011
Sábado 2 de julho de 2011

Bispas ou Superintendentes do sexo feminino? O que a Palavra de Deus diz?

Depois de muita oração, jejum, fazendo perguntas ao Senhor, procurando outros sites, e recebendo a correção do Espírito Santo eu vim a entender que as palavras que Paulo escreveu em 1 Timóteo 2:8-15 sobre mulheres em cargos de bispas ou superintendentes e em posicao de ensinar homens  é verdade e aplica-se ao corpo de Cristo hoje. Ele não estava apenas dando sua opinião sobre esse assunto na igreja, e não foi escrito somente para aqueles na cultura de sua época.

Muitas vezes usamos 2 Timóteo 3:16-17 para validar uma escritura particular ou crença que nós
sentimos ser bem forte , mas quando se trata do que Paulo escreveu sobre as mulheres ensinando aos homens e exercendo autoridade sobre eles, muitos tentam explicar o que foi escrito ou evitam as escrituras completamente. Mas o Senhor me chamou para falar sobre este assunto e  é exatamente o que vou fazer pela unção de Seu Espírito, Sua Palavra, e minha compreensão atual das escrituras inspiradas. Este não foi um caminho fácil para mim e eu lutei com esta palavra, sei que pode ofender alguns, mas devo obedecer a Deus e não a homens. Saiba que eu apresento esta verdade com o amor que Cristo tem derramado em meu coração através de Seu Espírito, e lembre-se que o verdadeiro amor fala a verdade, mesmo quando você sabe que haverá discordância, reprovação e perseguição, mas fazer a vontade do Pai é de maior importância para mim.

Nesta mensagem eu estarei utilizando minha Bíblia chamada: A Bíblia Interlinear Grego -Inglês Novo Testamento Vol IV (The Interlinear Bible Greek-English New Testament Vol IV) para citações de escrituras, já que esta Bíblia oferece a tradução mais exata do texto original.

Agora, vamos verificar as escrituras em;

 1 Timóteo 2:8-15

Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem contenda. Quero, do mesmo modo, que as mulheres se ataviem com trajes decentes, com modéstia  e  sobriedade, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos custosos, mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras. A mulher aprenda em silêncio com toda a submissão. Pois não permito que a mulher ensine, nem tenha domínio(exercer autoridade)  sobre o homem, mas que esteja em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão; salvar-se-á, todavia, dando a luz filhos, se permanecer com sobriedade na fé, no amor e na santificação.

*sem contenda- sem discussao, sem duvidar
*trajes decentes - kosmios - de bom comportamento, decente
*modéstia - (aos homens) modesto, (a Deus) reverente, sem causar vergonha
*sobriedade - sóbrio (natural, sem complicação,simples,reservado, moderado)
*salvar-se-á - será salva, preservada,protegida, curada, irá bem

A palavra "silencio" aqui é a palavra grega hesuchia (2271) . hesuchia feno-soo-khee' ah-feminino de 2272; (como substantivo) quietude, desistência de linguagem : -. silêncio sossego.

O que eu estava pedindo a Deus quando o Espírito Santo trouxe estas escrituras para mim foi, "Essas escrituras significam exatamente o que elas dizem? Se aplicam ao corpo de Cristo hoje? Se "toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça, de modo que o homem de Deus seja perfeito, totalmente habilitado para toda boa obra ", então essas escrituras significam exatamente o que elas dizem, e elas podem ser aplicadas ao corpo de Cristo (aos santos).

Observe a explicação que Paulo deu do porque ele não permitiu que as mulheres ensinarem ou exercerem autoridade sobre os homens, ele percorreu todo o o caminho de volta para Genesis e Adão e Eva. Este é o lugar onde encontramos o decreto que Deus mesmo fez a Eva (e a cada mulher depois de Eva) por causa do que ela fez.

Gênesis 3:16

E  amulher disse: Multiplicarei grandemente a dor da tua conceição; em dor darás `a luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.
" A palavra 'dominara' aqui é a palavra grega Kurieuo (2961). kurieuo ko-ree-yoo'-o a partir de 2962; a regra : - -ter domínio sobre, senhor, ser senhor de, exercer domínio sobre.

Deus tem voltado atrás em Sua palavra? Será que Ele mudou de idéia depois de alguns milênios e decidiu: "Bem, ja foi suficiente o tempo em que mulheres ficaram sem exercer dominio sobre os homens, entao agora as mulheres devem ir em frente e domimarem sobre os homens e terem autoridade sobre eles na Igreja"? Será que nos perdemos esta proclamação? Sabemos que é impossível para Deus mentir e Ele não mudou sua mente ou Sua palavra!

Quando Paulo escreveu em 1 Timóteo 2:12-15 ele estava apenas reiterando o que Deus já havia dito no livro do Gênesis. E para nos ajudar a compreender que o que Paulo escreveu é verdade , veja o que ele disse nos versículos 5-7

"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual se deu a si mesmo em resgate por todos, para servir de testemunho a seu tempo; para o que (digo a verdade, não minto) eu fui constituído pregador e apóstolo, mestre dos gentios na fé e na verdade".

 Em Apocalipse 2:18-20 O próprio Jesus confirma a palavra que Paulo deu a respeito das mulheres ensinando na assembléia.

"Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes a latão reluzente: Conheço as tuas obras, e o teu amor, e a tua fé, e o teu serviço, e a tua perseverança, e sei que as tuas últimas obras são mais numerosas que as primeiras. Mas tenho contra ti que toleras a mulher Jezabel, que se diz profetisa; ela ensina e seduz os meus servos a se prostituírem e a comerem das coisas sacrificdas a ídolos;... "

Estas escrituras nos dizem que a igreja em Tiatira no primeiro século tinha uma mulher chamada Jezabel, que chamava-se de profetisa e ensinava na congregacao, ela seduziu-os e levou-os a fornicar e a comer sacrifícios a ídolos. Jesus tinha isso contra a igreja e os advertiu sobre isso. Esta verdade 
diretamente de Jesus nos permite saber que as mulheres não têm permissão para ensinar os homens na igreja.

1 Timóteo 3:1-13

Fiel é esta palavra: Se alguém aspira ao episcopado, excelente obra deseja. É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, ordeiro, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não espancador, mas moderado, inimigo de contendas, não ganancioso; que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); não neófito (novo convertido), para que não se ensoberbeça e venha a cair na condenação do Diabo. Também é necessário que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em opróbrio, e no laço do Diabo. Da mesma forma os diáconos sejam sérios, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância, guardando o mistério da fé numa consciência pura. E também estes sejam primeiro provados, depois exercitem o diaconato, se forem irrepreensíveis. Da mesma sorte as mulheres sejam reverentes, não maldizentes (nao acusem falsamente), temperantes, e fiéis em tudo. Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas. Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si um lugar honroso e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.

A primeira coisa que é muito clara sobre bispos e diáconos é que eles devem ser maridos de uma só mulher, esta verdade exclui as mulheres de serem bispos e diáconos na igreja.

O que é um bispo?

1985. episkopos ep-is'-kop-os a partir de 1909 e 4649 (no sentido de 1983 ); um superintendente , ou seja, oficial cristao no comando de um caso genitivo (ou a) igreja (literal ou figurativamente):. - superintendente ,bispo.

O que é um diácono?

1249. diakonos dee-ak'-on-os , provavelmente, a partir de um diako obsoletos (para rodar em recados; comparar 1377); um atendente , ou seja, (caso genitivo) garçom (na mesa ou em outras tarefas braçais); -. diácono, ministro, servo.

O que o Senhor me mostrou ao longo dos últimos anos anos no deserto é que Ele não escolhe sexo feminino para serem superintendentes e ensinar toda a assembleia ou para estar em posições de autoridade sobre os homens.

Eu nao estou dizendo que as mulheres não são chamadas por Deus, ou que nao tenham dom ou dons do Espírito, elas definitivamente sao chamadas por Deus, mas elas não são chamadas para ser apóstolos, evangelistas, pastores , professores, bispos (supervisores) , anciãos ou diáconos.

Mulheres são chamadas para serem profetas como minha esposa Cynthia foi escolhida pelo Senhor para este oficio, mas profetas não supervisionam a igreja e como uma mulher ela não pode ensinar ou exercer autoridade sobre homens.

De acordo com 1Corinthians 14:1-5 profetas trazem edificação, exortação e conforto para o corpo de Cristo. Eles também podem receber sonhos, visões, detalhes específicos da vida de uma pessoa, e  profecias de eventos futuros, etc ..

 "Segui o amor; e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar.Porque o que fala em língua não fala aos homens, mas a Deus; pois ninguém o entende; porque em espírito fala mistérios. Mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação. O que fala em língua edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja. Ora, quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis, pois quem profetiza é maior do que aquele que fala em línguas, a não ser que também intercede para que a igreja receba edificação. "

Em conclusão, Deus decretou que o homem seria o cabeça da mulher e que ele governaria sobre ela. As escrituras nos ensinam como um marido deve amar e tratar sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, que é um padrão muito alto para atender, mas é possível com a ajuda do Espírito Santo. Por outro lado, as mulheres são chamadas a submeter-se aos seus maridos como ao Senhor e respeitá-los, isso pode ser muito difícil para as mulheres fazerem quando os homens que as dominam abusam delas, etc ..

Muito proximo esta o dia em que Jesus vai restaurar a Sua igreja, Seu corpo, à maneira como Ele projetou e ordenou que ele seja. É bastante óbvio para todos que a igreja que vemos hoje está fora de ordem e não está funcionando do jeito que Deus ordenou que fosse. Quanto mais cedo todos nós nos submetermos e humilharmos-nos à Sua vontade e Sua palavra,  mais cedo veremos a glória e o poder de Deus no meio da assembléia mais uma vez!

Eu encorajo todos vocês a esta verdade e a orar e jejuar sobre este assunto, obter a confirmação do Senhor, buscá-Lo com todo seu coração e Ele será encontrado por você. Este é realmente um tema que pode dividir o corpo e os gêneros, mas Deus quer ordem, unidade, e paz no corpo de Cristo. E Ele terá uma noiva sem mancha e sem mácula preparada para Seu Filho Jesus.

Com todo o amor e verdade,

Tyrone