Wednesday, March 6, 2013

O Evangelho de Cristo (Boas-novas para sua alma)

This message was also written in English in our blog on 11/29/2009

As Boas-novas e que Deus amou o mundo de tal maneira que a Palavra se manifestou em carne e nasceu da virgem Maria pelo poder do Espirito Santo e foi dada o nome de Jesus. E Jesus e o unico Filho Unigenito do Pai.

Joao 1:1 “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.”

Joao 1:14 “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; (e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai).”

1 Joao 1:1-3 “O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida 2 (pois a vida foi manifestada, e nós a temos visto, e dela testificamos, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e a nós foi manifestada); 3 sim, o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que vós também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo.”

Deus enviou Jesus para ser a propiciacao pelos seus pecados, pelos meus pecados, e pelos pecados do mundo inteiro.

1 Joao 2:2 “E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.”

Propiciacao- Conciliar – to ganhar(como boa-vontade) por atos agradaveis (um poder ofensivo); apaziguar: propiciar aos deuses com sacrificio.

Jesus apaziguou ou satisfez a ira de Deus voluntariamente indo a cruz como o cordeiro sacrificial sem pecado, perfeito e sem mancha, pagando a pena do pecado que estava pendente, para que nos pudessemos  ser reconciliados para o santo e justo Deus. Jesus nao foi a cruz como um substituto por nos, mas como o sacrificio propiciatorio de Deus porque nos nunca poderiamos satisfazer os requerimentos de Deus.

Substituto -  Colocar (uma pessoa ou coisa) no lugar de outra. Tomar o lugar, substituir.

Se Jesus fosse um substituto por nos isso significaria que nos seriamos igual a Ele, como um professor substituto em uma escola. Eles tem as mesmas qualificacoes de um professor, mas noa sao professores. Quando o professor fica doente, eles chamam o substituto para tomar o seu lugar, e Jesus certamente NAO foi um substituto para nos.

Hebreus 10:4-7

4 porque é impossível que o sangue de touros e de bodes tire pecados. 5 Pelo que, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, mas um corpo me preparaste; 6 não te deleitaste em holocaustos e oblações pelo pecado. 7 Então eu disse: Eis-me aqui (no rol do livro está escrito de mim) para fazer, ó Deus, a tua vontade.

Hebreus 10:10-12

10 É nessa vontade dele que temos sido santificados pela oferta do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez para sempre. 11 Ora, todo sacerdote se apresenta dia após dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar pecados; 12 mas este, havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, assentou-se para sempre a direita de Deus,

Esta e a boa nova para o mundo inteiro porque o salario do pecado e a morte!

Romanos 6:23

23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.

Paulo explicou aos santos Efesios quais sao algumas das obras da carne:

Galatas 5:19-21

19 Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, 20 a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, 21 as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.

Quando Jesus Cristo foi a cruz como um sacrificio propiciatorio, Ele nao pagou so a pena da morte pelos nossos pecados, Ele tambem:

1-) Nos Redimiu: 1a: nos comprou de volta: recomprou b: pegar ou ganhar de volta

Jesus nos comprou de volta com Seu proprio sangue, nos libertando da lei do pecado e da morte.

1 Corintios 6:20 

Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo.

Hebreus 9:11-12

11 Mas Cristo, tendo vindo como sumo sacerdote dos bens já realizados (das coisas boas por vir), por meio do maior e mais perfeito tabernáculo (não feito por mãos, isto é, não desta criação), 12 e não pelo sangue de bodes e novilhos, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez por todas no santo lugar, havendo obtido uma eterna redenção. 

2-) Pagou o custo satisfez ou reparou algo errado ou dano; indenizou.

Jesus satisfez a Deus e pagou o custo por todos os pecados com Seu sacrificio na cruz e Deus nos reconciliou para Ele atraves da morte de Seu filho.

Romanos 5:10-11

10 Porque se nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. 11 E não somente isso, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora temos recebido a reconciliação.

3-) Nos Reconciliou: Reestabeleceu um relationamento proximo entre.

Quando Adao e Eva pecaram no Jardim do Eden, o relacionamento de alianca que Deus fez com o homem foi quebrado por causa do pecado e desde aquele dia toda alma que nasce e espiritualmente morta ou disconectada de Deus e tem a necessidade de reconciliacao e salvacao. Pela morte de Jesus Cristo na cruz nosso relacionamento com Deus foi restabelecido.

Colossenses 1:21-22

21 A vós também, que outrora éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, 22 agora contudo vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, a fim de perante ele vos apresentar santos, sem defeito e irrepreensíveis,

Efesios 2:13

13 Mas agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.

2 Corintios 5:18

18 Mas todas as coisas provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos confiou o ministério da reconciliação;

4-) Nos limpou/purificou: remover por ou como por limpeza: purificar pecado da alma.

Atraves do derramamento de sangue de Jesus nos somos purificados de nossos pecados se nos nos arrependermos (pensar diferentemente) e aceitarmos Seu testemunho e o presente da salvacao que Deus nos oferece atraves do sacrificio de Cristo.

1 Joao 1:7

mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado.

5-) Nos Comprou uma Nova Alianca : as promessas condicionais feitas a humanidade por Deus, como reveladas nas Escrituras.

Literalmente, um contrato. Na Biblia, um acordo entre deus e seu povo, no qual Deus fez promessas ao seu povo, usualmente requer certa conduta deles. No Velho Testamento, Deus fez acordos com Noe, Abraao e Moises. Para Noe, Ele prometeu que Ele nunca mais destruiria a Terra com inundacao. Ele prometeu a Abraao que ele se tornaria pai de uma grande nacao, deu a Abraao de ir ao local que Deus mostrou a ele e selou a alianca atraves da circuncisao de todos os homens da nacao. Para Moises, Deus disse que os israelitas alcancariam a Terra Prometida mas teriam que obedecer a lei Mosaica. Novo Testamento, Deus prometeu salvacao da alma para os que cressem em Jesus e guardassem Seus mandamentos.

Mateus 26:28

pois isto é o meu sangue, o sangue do pacto, o qual é derramado por muitos para remissão (perdao) dos pecados.

Hebreus 8:6-10

6 Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de um melhor pacto, o qual está firmado sobre melhores promessas. 7 Pois, se aquele primeiro fora sem defeito, nunca se teria buscado lugar para o segundo. 8 Porque repreendendo-os, diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, em que estabelecerei com a casa de Israel e com a casa de Judá um novo pacto. 9 Não segundo o pacto que fiz com seus pais no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; pois não permaneceram naquele meu pacto, e eu para eles não atentei, diz o Senhor. 10 Ora, este é o pacto que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo;

6-) Tirou nossos pecados:

Joao 1:29

No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

Colossenses 2:11-14

11 no qual também fostes circuncidados com a circuncisão não feita por mãos no despojar do corpo da carne, a saber, a circuncisão de Cristo; 12 tendo sido sepultados com ele no batismo, no qual também fostes ressuscitados pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos; 13 e a vós, quando estáveis mortos nos vossos delitos e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-nos todos os delitos; 14 e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz;

1 Pedro 2:24

levando ele mesmo os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, para que mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.

Nos aprendemos ate agora nessa mensagem as muitas coisas que Jesus fez por nos na cruz, mas a aceitacao de Sua morte, enterro e ressureicao e so o comeco da salvacao de nossas almas.

Em Atos 2 nos lemos a mensagem das boas-novas que Pedro pregou aos que estavam em Jerusalem no dia de Pentecoste. Ele disse a eles como Cristo foi crucificado por eles e como foi levantado da morte por Deus e subiu ao ceu enviando a promessa do Espirito Santo para habitar aqueles que acreditassem Nele.

Atos 2:36-39; 41

36 Saiba pois com certeza toda a casa de Israel que a esse mesmo Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo. 37 E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? 38 Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado (agua) em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. 39 Porque a promessa vos pertence a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe: a quantos o Senhor nosso Deus chamar.

41 De sorte que foram batizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas;

Muitos que confessam ser cristaos acreditam que voce nao precisa ser batizado nas aguas de jeito nenhum para salvacao da alma, e muito nao acreditam no batismo do Espirito e fogo (Mateus 3:11- Eu, na verdade, vos batizo em água, na base do arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, que nem sou digno de levar-lhe as alparcas; ele vos batizará no Espírito Santo, e em fogo), mas este batismo e parte do plano de salvacao de Deus. Jesus mesmo foi batizado nas aguas por Joao e ungido com o Espirito Santo (Mateus 3:16 Batizado que foi Jesus, saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito Santo de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele;). Ele disse aos Seus apostolos para batizar todos aqueles que acreditassem Nele (Mateus 28:19- Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;), e foi isso que os apostolos do primeiro seculo fizeram. Nos podemos contrastar essa mensagem que Pedro falou as pessoas em Jerusalem com a mensagem que ele falou a Cornelio o centuriao e sua casa.

Atos 10:36-48

36 A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o Senhor de todos) - 37 esta palavra, vós bem sabeis, foi proclamada por toda a Judéia, começando pela Galiléia, depois do batismo que João pregou, 38 concernente a Jesus de Nazaré, como Deus o ungiu com o Espírito Santo e com poder; o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do Diabo, porque Deus era com ele. 39 Nós somos testemunhas de tudo quanto fez, tanto na terra dos judeus como em Jerusalém; ao qual mataram, pendurando-o num madeiro. 40 A este ressuscitou Deus ao terceiro dia e lhe concedeu que se manifestasse, 41 não a todo povo, mas 42 este nos mandou pregar ao povo, e testificar que ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos. 43 A ele todos os profetas dão testemunho de que todo o que nele crê receberá a remissão dos pecados pelo seu nome. 44 Enquanto Pedro ainda dizia estas coisas, desceu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. 45 Os crentes que eram de circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que também sobre os gentios se derramasse o dom do Espírito Santo; 46 porque os ouviam falar línguas e magnificar a Deus. 47 Respondeu então Pedro: Pode alguém porventura recusar a água para que não sejam batizados estes que também, como nós, receberam o Espírito Santo? 48 Mandou, pois, que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Então lhe rogaram que ficasse com eles por alguns dias.

O presente do Espirito Santo em Atos 2:38 e Atos 10:45 e o batismo no Espirito Santo (evidenciado por falar em outras linguas), o sinal inicial externo (exterior) de linguas e uma manifestacao fisica do que foi gravado interiormente pelo Espirito Santo.

Mateus 3:11

Eu, na verdade, vos batizo em água, na base do arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, que nem sou digno de levar-lhe as alparcas; ele vos batizará no Espírito Santo, e em fogo.

Atos 1:5

Porque, na verdade, João batizou em água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo, dentro de poucos dias.

Atos 2:1-4

Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. 2 De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. 3 E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma. 4 E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem.

Nos vemos mais exemplos do batismo nas aguas e no Espirito Santo quando Paulo cruza alguns discipulos que tinham recebido o batismo de Joao, mas que ainda nao tinham ouvido a mensagem que os apostolos estavam pregando.

Atos 19:1-6

E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo tendo atravessado as regiões mais altas, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos, 2 perguntou-lhes: Recebestes vós o Espírito Santo quando crestes? Responderam-lhe eles: Não, nem sequer ouvimos que haja Espírito Santo. 3 Tornou-lhes ele: Em que fostes batizados então? E eles disseram: No batismo de João. 4 Mas Paulo respondeu: João administrou o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que após ele havia de vir, isto é, em Jesus. 5 Quando ouviram isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus. 6 Havendo-lhes Paulo imposto as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam em línguas e profetizavam.

O pecador nao deve somente aceitar o testemunho de Cristo, que e Sua morte, enterro e ressureicao, acreditando em seu coracao que Ele e o Filho do Deus vivo, e se arrepender de seus pecados, mas eles devem tambem ser batizados nas aguas e batizados no Espirito Santo (nascer denovo, nascer do alto), assim eles sao selados na Nova Alianca de Deus e sao capazes de servi-Lo diariamente oferecendo sacrificios espirituais de louvor como Seus sacerdotes.

Efesios 1:13-14

13 no qual também vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa, 14 o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para o louvor da sua glória.
Joao 3:5-7

5 Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. 6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. 7 Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo.

1 Pedro 3:21

21 que também agora, por uma verdadeira figura (agua) - o batismo, vos salva, o qual não é o despojamento da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo,

Romanos 6:4-5

4 Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. 5 Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição;

1 Corintios 12:13

Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito.

E pelo batismo no Espirito Santo que nos somos colocados dentro do corpo de Cristo.

Marcos 16:15-18

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. 16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. 17 E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; 18 pegarão em serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados.

Quando nos falamos em linguas nao-conhecidas (estranhas) nos edificamos a nos mesmos e falamos em misterio a Deus, isso e um ato espiritual de adoracao na Nova Alianca.

1 Corintios 14:2,4

2 Porque o que fala em língua não fala aos homens, mas a Deus; pois ninguém o entende; porque em espírito fala mistérios.

4 O que fala em língua edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.

Joao 4:23-24

23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. 24 Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

1. O pecador deve ouvir a mensagem do evangelho do Reino de Deus pregada
2. Acreditar do fundo do coracao na mensagem
3. Arrepender-se
4. Ser batizado nas aguas e no Espirito Santo
5. Servir o Deus Vivo na Nova Alianca ate a morte ou ate a Segunda Vinda de Cristo.

Este e o plano de Deus para salvacao da alma e pode acontecer ao pecador arrependido em um dia!

Eu oro para que esta mensagem tenha dado a voce um melhor entendimento das boas novas de Cristo, e que a graca de Deus seja derramada abundantemente sobre voce nesses ultimos dias enquanto nos preparamos para o retorno do Noivo.

Com amor em Cristo,
Seu Servo, Tyrone D. Palmer