Wednesday, April 10, 2013

Pelos Seus Frutos Os Conhecereis



This message can also be found written in English in our blog on 8/22/2011
Traducao: Cynthia R. Palmer
Mateus 7:15-20

Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. 16 Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? 17 Assim, toda árvore boa produz bons frutos; porém a árvore má produz frutos maus. 18 Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má dar frutos bons. 19 Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo. 20 Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.

Nessas escrituras Jesus esta dizendo aos Seus discipulos e para uma multidao de pessoas que se juntaram no monte para se guardarem de falsos profetas, aqueles que clamam falar em nome de Deus mas que nao eram enviados por Ele e nem tinham Suas palavras em suas bocas. Eles tem aparencia e vestimenta de ovelha, eles falam palavras que soam palavras espirituais e citam as escrituras, mas dentro de seus coracoes sao lobos vorazes prontos para devorar as ovelhas do Senhor. Eles sao arvores mas!

Jesus disse: "voces os conhecerao pelos seus frutos". Que frutos Jesus estava falando aqui? Os frutos do Espirito.

Joao o batista falou aos fariseus e saduceus durante seu ministerio porque ele via seus coracoes mesmo antes de Jesus comecar Seu ministerio terreno. Os fariseus conheciam a lei e os profetas do comeco ao fim, eles liam os rolos de pergaminhos todo dia sabatico mas a palavra de Deus nao entrava em seus coracoes e eles nao obedeciam a lei.

Seus olhos estavam cegados pela letra da lei e mesmo lendo as escrituras, os ouvidos eram indiferentes e eles nao podiam ouvir a voz do Espirito. Eles ponderavam as escrituras com suas mentes carnais, e acrescentavam muitas de suas proprias tradicoes a lei, a verdadeira interpretacao das escrituras espirituais estava escondida para eles.

Mateus 3:7-10

Mas, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira vindoura? 8 Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, 9 e não queirais dizer dentro de vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que mesmo destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão. 10 E já está posto o machado á raiz das árvores; toda árvore, pois que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo.

Jesus e Joao falaram a mesma palavra sobre as arvores (pessoas) que nao davam bons frutos. Este conceito espiritual de plantar sementes e colher frutos no coracao dos homens pode ser visto em escrituras por todo Novo Testamento e Jesus deixou claro que sem Seu Espirito, Sua vida, e Sua palavra (escrita e falada) dentro de nos, nos nao podemos fazer nada.

Joao 15:1-8,16

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o viticultor. 2 Toda vara em mim que não dá fruto, ele a corta; e toda vara que dá fruto, ele a limpa, para que dê mais fruto. 3 Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. 4 Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim. 

(Os outros versiculos estao mais abaixo)

Jesus e a videira verdadeira e Ele nos sustenta por Sua vida quando nos estamos Nele. O Pai e o que nos poda, limpa, e causa crescimento das varas(ramos) em Cristo. Toda vara (pessoa) que nao da os frutos do Espirito e lancada fora da Videira.

Estes sao os que sao nascidos de cima, mas nao obedecem a palavra. Eles recebem o presente, mas nao fazem nada com ele, eles nao buscam a face do Senhor e nao se rendem completamente a Ele permitindo o Espirito Santo de Deus circuncidar seus coracoes para que eles possam dar Seus frutos. Eles relutam em se submeterem a disciplina, correcao, limpeza, e sofrimento que sao necessarios para serem conformados a imagem e semelhanca de Cristo.

Aqueles que vao e dao frutos o Pai poda, o que significa: 2508. kathairo kath-ah'-ee-ro de 2513; limpar, ex. (especialmente) podar, aparar; figurativamente, expiar, limpar.

Entao o Pai limpa e expia todos aqueles que dao frutos do Espirito em seus coracoes e eles continuam dando mais frutos. O processo de limpeza nao e facil para aqueles que dao frutos em Cristo e els passam por muitos testes, ardentes provacoes, tribulacoes, e sofrimento na carne, mas o resultado final e um coracao saudavel, maturidade, santificacao, e todos os frutos do Espirito nascidos no coracao.

Joao 15

5 Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6 Quem não permanece em mim é lançado fora, como a vara, e seca; tais varas são recolhidas, lançadas no fogo e queimadas. 7 Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito. 8 Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.

16 Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.

Jesus nos da um entendimento claro sobre o que os Seus discipulos precisam para darem fruto. Eles precisam permanecer (ficar, continuar) Nele! Suas palavras tambem precisam ficar nos coracoes daqueles que acreditam Nele.

Jesus tambem nos diz que uma vez que o fruto nasce no coracao ele permanece. Os que estao em Cristo nao precisam temer perder um fruto do Espirito.

Agora vamos dar uma olhadinha nos frutos espirituais que Jesus estava se referindo:

Galatas 5:22-23

Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. 23 a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.

1) Amor -  26. agape ag-ah'-pay de 25; amor, ex. afeicao ou benevolencia; especialmente (plural) uma festa de amor:--(festa de) caridade, amor.

1 Corintios 13:4-8

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, 5 não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; 6 não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; 7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 8 O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;

Joao 13:34-35

Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. 35 Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.

Joao 15:13

13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.

1 Joao 4:7-21

Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 8 Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. 9 Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por meio dele vivamos. 10 Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. 11 Amados, se Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros.

12 Ninguém jamais viu a Deus; e se nos amamos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é em nós aperfeiçoado. 13 Nisto conhecemos que permanecemos nele, e ele em nós: por ele nos ter dado do seu Espírito. 14 E nós temos visto, e testificamos que o Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo. 15 Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus. 16 E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem permanece em amor, permanece em Deus, e Deus nele.

17 Nisto é aperfeiçoado em nós o amor, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos também nós neste mundo. 18 No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor. 19 Nós amamos, porque ele nos amou primeiro. 

20 Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem não viu. 21 E dele temos este mandamento, que quem ama a Deus ame também a seu irmão.

2) Alegria - 5479. chara khar-ah' de 5463; alegria, ex. deleito calmo:--alegria, de forma gigantescas, (de forma excessiva), alegria.

Joao 15:11


11 Estas coisas vos tenho dito, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.

Joao 3:29

29 Aquele que tem a noiva é o noivo; mas o amigo do noivo, que está presente e o ouve, regozija-se muito com a voz do noivo. Assim, pois, este meu gozo está completo.

Atos 13:49-52

E divulgava-se a palavra do Senhor por toda aquela região. 50 Mas os judeus incitaram as mulheres devotas de alta posição e os principais da cidade, suscitaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé, e os lançaram fora dos seus termos. 51 Mas estes, sacudindo contra eles o pó dos seus pés, partiram para Icônio. 52 Os discípulos, porém, estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.

Romanos 14:17

17 porque o reino de Deus não consiste no comer e no beber, mas na justiça, na paz, e na alegria no Espírito Santo.

Romanos 15:13

13 Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz na vossa fé, para que abundeis na esperança pelo poder do Espírito Santo.

2 Corintios 8:1-2

Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus que foi dada 2 como, em muita prova de tribulação, a abundância do seu gozo e sua profunda pobreza abundaram em riquezas da sua generosidade.

1 Tessalonicenses 1:5-7

5 porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo e em plena convicção, como bem sabeis quais fomos entre vós por amor de vós. 6 E vós vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo. 7 De sorte que vos tornastes modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia.

1 Pedro 1:6-9

6 na qual exultais, ainda que agora por um pouco de tempo, sendo necessário, estejais contristados por várias provações, 7 para que a prova da vossa fé, mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; 8 a quem, sem o terdes visto, amais; no qual, sem agora o verdes, mas crendo, exultais com gozo inefável e cheio de glória, 9 alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas.

3) Paz 1515. eirene i-ray'-nay provavelmente de um verbo primario- (juntar); paz (literalmente ou figurativamente); por implicacao, prosperidade:--um, paz, quietude, descanso.

Joao 14:25-27

25 Estas coisas vos tenho falado, estando ainda convosco. 26 Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito. 27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.

Colossenses 3:12-15

12 Revestí-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, 13 suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também. 14 E, sobre tudo isto, revestí-vos do amor, que é o vínculo da perfeição. 15 E a paz de Cristo, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.

Filipenses 4:6-7

6 Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; 7 e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.

Romanos 12:14-18

14 abençoai aos que vos perseguem; abençoai, e não amaldiçoeis; 15 alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram; 16 sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altivas mas acomodai-vos 17 a ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas dignas, perante todos os homens. 18 Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens.

Joao 16:33

33 Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

4) Longanimidade - 3115. makrothumia mak-roth-oo-mee'-ah do mesmo de 3116; longanimidade, ex. (objectivetivamente) paciencia ou (subjectivamente) fortaleza:--longanimidade, paciencia.

Colossenses 1:9-12

9 Por esta razão, nós também, desde o dia em que ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; 10 para que possais andar de maneira digna do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus, 11 corroborados com toda a fortaleza, segundo o poder da sua glória, para toda a perseverança e longanimidade com gozo; 12 dando graças ao Pai que vos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz,

Efesios 4:1-3

Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, 2 com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, 3 procurando diligentemente guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz.

2 Corintios 6:3-6

"3 não dando nós nenhum motivo de escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado; 4 antes em tudo recomendando-nos como ministros de Deus; em muita perseverança, em aflições, em necessidades, em angústias, 5 em açoites, em prisões, em tumultos, em trabalhos, em vigílias, em jejuns, 6 na pureza, na ciência, na longanimidade, na bondade, no Espírito Santo, no amor não fingido"

2 Timoteo 4:1-2

Conjuro-te diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, pela sua vinda e pelo seu reino; 2 prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino.

Tiago 1:2-4

2 Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, 3 sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; 4 e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma.

5) Benignidade -(kindness) -  5544. chrestotes khray-stot'-ace de 5543; utilidade, ex. moralmente, excelencia (em carater ou atitude):--gentileza, bom(-ndade), benignidade.

2 Pedro 1:5-8

5 E por isso mesmo vós, empregando toda a diligência, acrescentai a vossa fé a virtude, e a virtude a ciência, 6 e a ciência o domínio próprio, e ao domínio próprio a perseverança, e a perseverança a piedade, 7 e a piedade a fraternidade, e a fraternidade o amor. 8 Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, elas não vos deixarão ociosos nem infrutíferos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.

6) Bondade - (goodness) 19. agathosune ag-ath-o-soo'-nay de 18; bondade, ex. virtude ou beneficiencia:--benevolencia.

Romanos 15:14

14 Eu, da minha parte, irmãos meus, estou persuadido a vosso respeito, que vós já estais cheios de bondade, cheios de todo o conhecimento e capazes, vós mesmos, de admoestar-vos uns aos outros.

Efesios 5:8-10

8 pois outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz 9 (pois o fruto da luz está em toda a bondade, e justiça e verdade), 10 provando o que é agradável ao Senhor;

7) Fe - 4102. pistis pis'-tis de 3982; persuasao, ex. crenca; conviccao moral (de verdade religiosa, ou da verdade de Deus ou um professor religioso), especialmente confianca em Cristo para salvacao; abstratamente, constancia nessa profissao; por extensao, o sistema de religiao (Evangelho) a verdade--conviccao, crenca, acreditar, fe, fidelidade.

Atos 6:8

8 Ora, Estêvão, cheio de fe e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.
(Versao da Biblia Interlinear Grego-Ingles Novo Testamento - The Interlinear Greek-English New Testament)

Atos 11:22-24

22 Chegou a notícia destas coisas aos ouvidos da igreja em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia; 23 o qual, quando chegou e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortava a todos a perseverarem no Senhor com firmeza de coração; 24 porque era homem de bem, e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor.

Atos 26:17-18

17 livrando-te deste povo e dos gentios, aos quais te envio, 18 para lhes abrir os olhos a fim de que se convertam das trevas ã luz, e do poder de Satanás a Deus, para que recebam remissão de pecados e herança entre aqueles que são santificados pela fé em mim.

Romanos 1:16-17

16 Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. 17 Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.

1 Corintios 2:3-5

3 E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor. 4 A minha linguagem e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria, mas em demonstração do Espírito de poder; 5 para que a vossa fé não se apoiasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.

2 Corintios 5:6-7

6 Temos, portanto, sempre bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos presentes no corpo, estamos ausentes do Senhor 7 (porque andamos por fé, e não por vista);

Galatas 2:20

20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.

Colossenses 2:11-12

11 no qual também fostes circuncidados com a circuncisão não feita por mãos no despojar do corpo da carne, a saber, a circuncisão de Cristo; 12 tendo sido sepultados com ele no batismo, no qual também fostes ressuscitados pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos;

8) Mansidao - 4236. praiotes prah-ot'-ace from 4235; mansidao, por implicacao, humildade:--mansidao.

2nd Corinthians 10:1

Ora eu mesmo, Paulo, vos rogo pela mansidão e benignidade de Cristo, eu que, na verdade, quando presente entre vós, sou humilde, mas quando ausente, ousado para convosco;

Galatas 6:1

Irmãos, se um homem chegar a ser surpreendido em algum delito, vós que sois espirituais corrigi o tal com espírito de mansidão; e olha por ti mesmo, para que também tu não sejas tentado.

Filipenses 4:4-5

4 Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai- vos. 5 Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor.

1 Timoteo 6:11

Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão.

 9) Auto-Controle - 1466. egkrateia eng-krat'-i-ah de 1468 auto-controle (especialmente continencia):--temperanca.

Atos 24:25

25 E discorrendo ele sobre a justiça, o domínio próprio e o juízo vindouro, Félix ficou atemorizado e respondeu: Por ora vai-te, e quando tiver ocasião favorável, eu te chamarei.
1 Corintios 7:5

5 Não vos negueis um ao outro, senão de comum acordo por algum tempo, a fim de vos aplicardes ã oração e depois vos ajuntardes outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência (pela sua falta de auto-controle).
1 Timoteo 2:15

15 salvar-se-á, todavia, dando a luz filhos, se permanecer com sobriedade na fé, no amor e na santificação, com auto-controle. 

(with sensibleness-4997- Versao da biblia Interlinear Greek-English New Testament)

2 Timoteo 3:1-5

Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos; 2 pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios, 3 sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes (sem auto-controle), cruéis, inimigos do bem, 4 traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,5 tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta- te também desses.

Concluindo, eu oro para que estas palavras de vida possam penetrar seu coracao e ouvidos, e que voce examine a si mesmo para ver se voce esta realmente na fe. (2 corintios 13:5)

Mateus 7:21-23

21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres? 23 Então lhes direi claramemnte: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.

No amor de Cristo,
Tyrone