Friday, April 26, 2013

Devemos orar, pedir ou convidar Jesus em nossos coracoes?


This message can also be found written in English in our blog on 05/06/2012
Escrita por: Tyrone D. Palmer
Traducao: Cynthia R. Palmer

Os ensinamentos modernos de orar, pedir, aceitar ou convidar Jesus em seu coracao nao e encontrado nas Escrituras do Novo Testamento. Nao ha um exemplo na escritura onde voce encontra Jesus dizendo: "Voce deve Me aceitar para que eu adentre seu coracao ou repita essa oracao para voce poder entrar no Reino de Deus" . Jesus nao ensinou isso aos Seus discipulos que Ele enviou para serem testemunhas por todo o mundo, e eles nunca converteram nenhum Judeu ou Grego para Cristo na igreja primitiva fazendo isso. Entao por que isso esta sendo ensinado hoje?

Vamos dar uma olhada em algumas escrituras que sao utilizadas para dar fundamento a essa doutrina.

Romanos 10:8-13

Mas que diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé, que pregamos. 9 Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo; 10 pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. 11 Porque a Escritura diz: Ninguém que nele crê será confundido. 12 Porquanto não há distinção entre judeu e grego; porque o mesmo Senhor o é de todos, rico para com todos os que o invocam. 13 Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

Esas escrituras definitivamente soam como um mapa para salvacao, nao soam? E na verdade estas palavras sao uma parte da boa mensagem que os apostolos pregaram sobre o reino de Deus. Mas com quem Paulo estava falando aqui? Ele estava falando conosco hoje dando sua revelacao apostolica do evangelho? Ou ele estava falando com os Judeus nao-convertidos e gentios que precisavam de salvacao? Vamos ver a resposta para essas perguntas.

De uma olhada em Romanos 1:7 e

7 a todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados para serdes santos: Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

Romanos 10:1

1 Irmãos, o bom desejo do meu coração e a minha súplica a Deus por Israel é para sua salvação.

Nos lemos claramente nessas escrituras que Paulo escreveu essa carta aos santos em Roma, que ja eram convertidos para Cristo durante os 2 anos que ele passou em Roma depois de chegar la como um prisioneiro de Jerusalem. (Leia Atos 28)

Paulo esta falando aos irmaos em Roma dizendo a eles o desejo de seu coracao e oracao a Deus por Israel e que ELES devem ser salvos. Por que? Porque eles estavam rejeitando o evangelho de Jesus Cristo! Essas escrituras nao foram escritas para que nos a citassemos e repetissemos para a salvacao de nossas almas. Se isso fosse verdade entao tudo mais que Paulo disse com respeito a mensagem do evangelho que ele pregou estaria em questao. Por exemplo:

Atos 16:29-33 (O Carcereiro de Filipos)

Tendo ele pedido luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas 30 e, tirando-os para fora, disse: Senhores, que me é necessário fazer para me salvar? 31 Responderam eles: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. 32 Então lhe pregaram a palavra de Deus, e a todos os que estavam em sua casa. 33 Tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite (imediatamente em outra traducao) , lavou- lhes as feridas; e logo foi batizado, ele e todos os seus.

Este e um exemplo de uma pessoa nao-convertida com necessidade de salvacao. Se tudo que voce tivesse que fazer fosse confessar Jesus com sua boca e acreditar em seu coracao que Deus ressuscitou Jesus da morte entao Paulo teria dito isso ao carcereiro de Filipos em Atos, mas Paulo disse a ele para acreditar no Senhor Jesus Cristo, e DEPOIS ele pregou a palavra do Senhor a ele e todos que estavam com ele em sua casa, e imediatamente depois disso o carcereiro e toda sua familia foram batizados!

Paulo tambem disse aos discipulos que ele encontrou em Efeso o que eles tinham que fazer para serem salvos.

Atos 19:1-6

E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo tendo atravessado as regiões mais altas, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos, 2 perguntou-lhes: Recebestes vós o Espírito Santo quando crestes? Responderam-lhe eles: Não, nem sequer ouvimos que haja Espírito Santo. 3 Tornou-lhes ele: Em que fostes batizados então? E eles disseram: No batismo de João. 4 Mas Paulo respondeu: João administrou o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que após ele havia de vir, isto é, em Jesus. 5 Quando ouviram isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus. 6 Havendo-lhes Paulo imposto as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam em línguas e profetizavam.

Nas escrituras acima Paulo acha alguns discipulos em Efeso que tinham acreditado na mensagem de Joao e recebido o batismo de arrependimento, mas depois Paulo faz algumas perguntas a eles pois ele entendeu que eles nao eram nascidos denovo e eles necessitavam acreditar em Jesus Cristo e serem batizados no nome Dele, depois eles receberiam o Espirito Santo. A mesma mensagem Pedro pregou em Pentecoste. Muitos sao ensinados hoje que tudo que voce precisa fazer e acreditar, ou repetir uma oracao e pronto, mas nos podemos ver claramente que o processo de salvacao e mais do que apenas crer.

Como voce responderia se voce fosse aqueles discipulos que Paulo encontrou em Efeso? E se um ministro hoje questionasse voce a respeito de sua experiencia de salvacao? O que voce faria se a sua experiencia nao se alinhasse com o processo de conversao esbocado (resumido) na escritura?

A verdade e que TODOS os apostolos pregaram a mesma mensagem, eles nao mudaram o evangelho para agradar as pessoas, eles eram obedientes ao que eles foram ensinados por Jesus Cristo. Aqui esta parte da mensagem do evangelho que os Judeus nao-convertidos ouviram pregada por Pedro no dia de Pentecoste.

Atos 2:36-39

Saiba pois com certeza toda a casa de Israel que a esse mesmo Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo. 37 E, ouvindo eles isto, compungiram-se* em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? 38 Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. 39 Porque a promessa vos pertence a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe: a quantos o Senhor nosso Deus chamar.

*Compungir - definicao dicionario - Afligir, sentir remorso, arrepender-se

Novamente, nos lemos o processo de conversao para pessoas nao-convertidas. Ouvir a mensagem do evangelho pregada, acreditar na mensagem, arrepender-se (mudar sua mente ou pensar diferentemente), ser batizado nas aguas, e receber o dom do Espirito Santo.

Agora voltando para Romanos 10, quando voce le mais adiante e poe os versos precedentes da escritura em contexto, voce pode entender que Paulo nao estava falando aos santos de Roma ou conosco hoje o que nos precisamos para sermos salvos.

Romanos 10:14-16

Como pois invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue? 15 E como pregarão, se não forem enviados? assim como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam coisas boas! 16 Mas nem todos deram ouvidos ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem deu crédito ã nossa mensagem?

Claramente o que Paulo escreveu aos irmaos Romanos nao foi um mapa para salvacao, mas uma palavra para os santos convertidos saberem o quanto Paulo queria ver seus compatriotas salvos!

Se voce cre que voce e salvo so porque cita as escrituras, repete uma oracao apos alguem, pedindo ou convidando Jesus em seu coracao, entao voce precisa entender que voce esta desconsiderando as palavras de Jesus Cristo a quem voce professa acreditar quando Ele diz em Joao 3:5 - Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. Voce tambem estaria rejeitando as palavras inspiradas de Pedro,do restante dos apostolos, de Felipe - O evangelista, e Paulo que recebeu o evangelho por revelacao vinda de Jesus. E toda escritura e inspirada por Deus! (2 Timoteo 3:16)

No amor de Cristo,
Tyrone