Tuesday, October 23, 2012

A NOVA ALIANCA (PACTO)

02 de Junho de 2012
Escrita por: Tyrone D. Palmer
Traducao: Cynthia R. Palmer
This message can also be found written in English in our blog on 06/02/2012

Marcos 14:22-25

“22 Enquanto comiam, Jesus tomou pão e, abençoando-o, o partiu e deu-lho, dizendo: Tomai; isto é o meu corpo. 23 E tomando um cálice, rendeu graças e deu-lho; e todos beberam dele. 24 E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue do pacto(alianca), que por muitos é derramado. 25 Em verdade vos digo que não beberei mais do fruto da videira, até aquele dia em que o beber, novo, no reino de Deus.”

Quando o sangue de Jesus foi derramado na cruz pelos pecados do mundo, Ele comprou a Nova Alianca para nos. A Velha Alianca (Pacto) que Deus fez com seus filhos Israelitas foi feita obsoleta atraves do sacrificio expiatorio do corpo de Cristo de uma vez por todas.

A Velha alianca tinha as leis Mosaicas e mandamentos que os filhos de Israel tinham que obedecer para poderem continuarem em um relacionamento de alianca com Deus. A Nova Alianca de Deus que foi estabelecida pelo cumprimento da lei e da morte sacrificial de Jesus fez provisao para todo homem ser reconciliado a Deus.

Hebreus 8:7-13

“7 Pois, se aquele primeiro fora sem defeito, nunca se teria buscado lugar para o segundo. 8 Porque repreendendo-os, diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, em que estabelecerei com a casa de Israel e com a casa de Judá um novo pacto (alianca). 9 Não segundo o pacto(alianca) que fiz com seus pais no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; pois não permaneceram naquele meu pacto, e eu para eles não atentei, diz o Senhor. 10 Ora, este é o pacto que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo; 11 e não ensinará cada um ao seu concidadão, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior. 12 Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, e de seus pecados não me lembrarei mais. 13 Dizendo: Novo pacto, ele tornou antiquado o primeiro. E o que se torna antiquado e envelhece, perto está de desaparecer.”

Essas escrituras nos fala claramente que Deus fez uma Nova Alianca com a casa de Israel e porque Jesus Cristo derrubou o muro que dividia os Judeus &Gentios, todo homem na terra e capaz de ter um relacionamento de alianca com Deus! E aqueles que uma vez foram gentios na carne entram na Nova Alianca atraves de "nascer denovo de cima" e sao agora considerados parte da nacao de Israel!

Efesioss 2:11-22

"11 Portanto, lembrai-vos que outrora vós, gentios na carne, chamam circuncisão, feita pela mão dos homens, 12 estáveis naquele tempo sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos aos pactos da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. 13 Mas agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. 14 Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade, 15 isto é, a lei dos mandamentos contidos em ordenanças, para criar, em si mesmo, dos dois um novo homem, assim fazendo a paz, 16 e pela cruz reconciliar ambos com Deus em um só corpo, tendo por ela matado a inimizade; 17 e, vindo, ele evangelizou paz a vós que estáveis longe, e paz aos que estavam perto; 18 porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito. 19 Assim, pois, não sois mais estrangeiros, nem forasteiros, antes sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, 20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina; 21 no qual todo o edifício bem ajustado cresce para templo santo no Senhor, 22 no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito.

Antes do ministerio de Cristo, Deus enviou Joao , o Batista para preparar o caminho para Jesus e Ele usou Joao para comecar a transicao da ordenanca de sacrificio de animais para perdao dos pecados da Velha Alianca , para o batismo nas aguas por imersao para perdao dos pecados.

Marcos 1:1-8

"Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. 2 Conforme está escrito no profeta Isaías: Eis que envio ante a tua face o meu mensageiro, que há de preparar o teu caminho; 3 voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas; 4 assim apareceu João, o Batista, no deserto, pregando o batismo de arrependimento para remissão dos pecados. 5 E saíam a ter com ele toda a terra da Judéia, e todos os moradores de Jerusalém; e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados. 6 Ora, João usava uma veste de pêlos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos, e comia gafanhotos e mel silvestre. 7 E pregava, dizendo: Após mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, de quem não sou digno de, inclinando-me, desatar a correia das alparcas. 8 Eu vos batizei em água; Ele, porém, vos batizará no Espírito Santo."

Como a Velha Alianca tinha ordenancas que as pessoas de Deus tinham que obedecer para entrarem na alianaca e permanecerem justos com Deus; a Nova Alianca tambem tem ordenancas que os convertidos a Jesus Cristo devem obedecer para entrarem e permanecerem no amor de Deus.

Joao 3:1-7

" Ora, havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. 2 Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és Mestre, vindo de Deus; pois ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele. 3 Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. 4 Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? 5 Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. 6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. 7 Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo."

Nessas escrituras Jesus nos da a ordenanca da Nova Alianca que Ele recebeu do Pai, e todos os que acreditam no evangelho devem obedecer para entrarem no Reino e pacto de Deus.

A mensagem que Pedro pregou no dia de Pentecostes no primeiro seculo sendo liderado pelo Espirito nos da a mesma ordenanca que Jesus disse a Nicodemos, mas com palavras diferentes.

Atos 2:36-39

" Saiba pois com certeza toda a casa de Israel que a esse mesmo Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo. 37 E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? 38 Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. 39 Porque a promessa vos pertence a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe: a quantos o Senhor nosso Deus chamar."

Jesus, que e o Sumo Sacerdote no Ceu e o mediador da Nova Alianca de Deus para aqueles que nascem de cima (denovo) entrou uma vez por todas no Santo Lugar, e Seu sangue que foi derramado comprou uma alianca melhor com promessas melhores que duram eternamente.

Hebreus 9:11-15

"11 Mas Cristo, tendo vindo como sumo sacerdote dos bens já realizados, por meio do maior e mais perfeito tabernáculo (não feito por mãos, isto é, não desta criação), 12 e não pelo sangue de bodes e novilhos, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez por todas no santo lugar, havendo obtido uma eterna redenção. 13 Porque, se a aspersão do sangue de bodes e de touros, e das cinzas duma novilha santifica os contaminados, quanto a purificação da carne, 14 quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Deus vivo? 15 E por isso é mediador de um novo pacto, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões cometidas debaixo do primeiro pacto, os chamados recebam a promessa da herança eterna."

Em Jesus,
Tyrone