Thursday, April 7, 2011

O Espirito Santo - Ele Habita Em Voce?

Por: Tyrone D. Palmer 
Escrita no dia 12 de Outubro de 2010
Check this message written in English on October 12th, 2010
Traducao: Cynthia R. Palmer

Receber o Espírito Santo, o dom do Espírito Santo, a plenitude do Espírito, o batismo do Espírito Santo, e o derramamento do Espírito Santo todos significam a mesma coisa. O batismo no Espírito Santo NÃO é uma ocorrência separada da conversão, mas é uma parte DA conversão! A razão pela qual há uma multidão de cristãos que não podem vencer o pecado, o mundo, ou o diabo, e que nunca veem nenhuma evidência do poder do Espírito e Seus frutos é porque eles não tem o Espírito de Deus habitando em seus corpos. Eles não são crentes convertidos.

Efésios 4:4-5

"Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo".

 Este erro vem da má interpretação de Atos 2:38

"Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo ".

Pedro disse para que cada um de vós seja batizado em nome de Jesus, ele não deixou os crentes fazerem o que eles achavam que eles deviam fazer. Ele lhes disse claramente o que todos eles tinham que fazer para receberem o dom do Espírito Santo. Muitos acreditam e são ministrados hoje que quando você é batizado nas águas, o Espírito Santo desce sobre você e assim o Espirito Santo começa a habitar em você. Entao, como você sabe que o Espírito desceu sobre você? Como você sabe que você recebeu o dom do Espírito Santo? Porque você ou o ministro leram as Escrituras? Pergunte a si mesmo esta pergunta: Quando eu fui batizado nas aguas, houve alguma evidência de que o Espírito do Deus Vivo veio habitar dentro de meu corpo? O Espírito de Deus que pairava sobre a face das águas, o Espírito que falou através de todos os profetas, o Espírito que desceu sobre Maria e a cobriu com sua sombra. O Espírito que ressuscitou Jesus dos mortos e realizou cada milagre do Senhor e os apóstolos no século primeiro, você pode dizer honestamente que você tem este Espírito e que Ele habita em você? Se não houve nenhuma evidência inicial, e não há nenhuma evidência perceptível apos, então você não tem o Espírito de Deus habitando em você.

Coloque Atos 2:38 no contexto e você vai perceber que Jesus havia dito aos apóstolos que João batizou com água que eles seriam batizados com o Espírito Santo dentro de poucos dias e era para eles esperarem a promessa do Pai.

Atos 1:4-5

"Estando com eles, ordenou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual (disse ele) de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou em água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo, dentro de poucos dias. "(Leia Mateus 3:11) e (João 15:26,16:5-15)

Mateus 3:11 - "Eu, na verdade, vos batizo em água, na base do arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, que nem sou digno de levar-lhe as alparcas; ele vos batizará no Espírito Santo, e em fogo".

Joao 15:26  - "Quando vier o Ajudador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de mim".

Joao 16:5-15 : "Agora, porém, vou para aquele que me enviou; e nenhum de vós me pergunta: Para onde vais? Antes, porque vos disse isto, o vosso coração se encheu de tristeza. Todavia, digo-vos a verdade, convém-vos que eu vá; pois se eu não for, o Ajudador não virá a vós; mas, se eu for, vo-lo enviarei. E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais, e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado. Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora. Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará. Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso eu vos disse que ele, recebendo do que é meu, vo-lo anunciará".

Então durante o dia de Pentecostes, lemos sobre o derramamento do Espírito sobre a carne do homem e as manifestações iniciais do Espírito que seguiram com esse dom.

Atos 2:1-4

"Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma. E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas (idiomas), conforme o Espírito lhes concedia que falassem. "

Nós podemos entender as Escrituras que os apóstolos e os discípulos estavam apenas fazendo o que lhes foi ordenado fazer, eles estavam esperando a promessa, e eles não sabiam o dia que realmente viria ou o que iria acontecer, mas eles estavam sendo obedientes ao mandamento do Senhor. Então, de repente as palavras proféticas que Jesus havia falado dias antes foram cumpridas e  a promessa do Pai foi dada a todos eles. Lemos sobre a evidência inicial do derramamento do Espírito sobre a carne deles e o que aconteceu depois. Como eles saberiam que tinham recebido a promessa do Pai e sido batizados com o Espírito Santo que Jesus ordenou-lhes esperar se não houvesse nenhuma evidência? Podemos fazer a mesma pergunta hoje. Deus disse através do profeta Joel, que também haveria prova da habitação do Espírito Santo depois do derramamento do mesmo.

Atos 2:17-18

"E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos; e sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão.". (Ainda estamos nos últimos dias!)

As pessoas reunidas em Jerusalém pensaram que aqueles que receberam o Espírito Santo estavam bêbados e não conseguiam entender o que estava acontecendo, mas Pedro compreendeu o que tinham acabado de receber, e ele pregou uma mensagem poderosa sobre Cristo, que cortou seus coracoes e Pedro disse a eles o que eles precisavam fazer, e como eles poderiam receber o mesmo Espírito que ele recebeu.

Atos 2:37-39

"E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. Porque a promessa (o dom do Espirito Santo)  vos pertence a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe: a quantos o Senhor nosso Deus chamar".

Será que o Senhor deixou de chamar homens e mulheres? Não. Ele mudou a forma como os
novos convertidos devem receber o Espírito Santo? Não. Mas quando nós não entendemos ou acreditamos  na verdade dessas escrituras, e não somos ensinados corretamente, nos acabamos não recebemos a promessa do Pai, o dom do Espírito Santo. Nós somos os mesmos seres humanos, os mesmos homens e mulheres sem escolaridade que eles eram , e nós recebemos o mesmo Espírito Santo que eles receberam anos atras.

Olhe Atos 8:14-17 (Exemplo de crentes não convertidos)

"Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, tendo ouvido que os da Samária haviam recebido a palavra de Deus, enviaram-lhes Pedro e João; os quais, tendo descido, oraram por eles, para que recebessem o Espírito Santo. Porque sobre nenhum deles havia Ele descido ainda; mas somente tinham sido batizados em nome do Senhor Jesus (em agua) . Então lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo".

Este é um exemplo claro do que se passa na maioria das vezes nas igrejas de hoje. Nós ouvimos a palavra:  Arrependa-se , confesse os vossos pecados, creia em Jesus Cristo, seja batizado em água, mas falhamos em receber o Espírito Santo, deixando milhares de nao-convertidos acreditando que eles têm o Espírito Santo habitando neles. Pedro e João reconheceram que esses discípulos não tinham recebido o Espírito Santo, e como eles sabiam? Porque eles não viam nenhuma evidência, pois eles sabiam os sinais iniciais e as manifestações do derramamento do Espírito sobre a carne, por causa do dia de Pentecostes, e eles sabiam que haveria prova da habitação do Espírito depois do derramamento do mesmo. Pedro chamou-o "dom de Deus" no versículo 20.

O próprio Paulo só foi totalmente transformado depois que o Senhor enviou Ananias para impor as mãos sobre ele para receber sua visão e ser cheio do Espírito Santo. Atos 9:17 Partiu Ananias e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, enviou-me para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.

Atos 9:20-22

"...e logo (imediatamente) nas sinagogas pregava a Jesus, que este era o filho de Deus. Todos os seus ouvintes pasmavam e diziam: Não é este o que em Jerusalém perseguia os que invocavam esse nome, e para isso veio aqui, para os levar presos aos principais sacerdotes? Saulo, porém, se fortalecia cada vez mais e confundia os judeus que habitavam em Damasco, provando que Jesus era o Cristo".

 E tambem nós temos o exemplo do Centurião, sua família e amigos em Atos 10

Atos 10:44-47

"Enquanto Pedro ainda dizia estas coisas, desceu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. Os crentes que eram de circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que também sobre os gentios se derramasse o dom do Espírito Santo; porque os ouviam falar línguas e magnificar a Deus. Respondeu então Pedro: Pode alguém porventura recusar a água para que não sejam batizados estes que também, como nós, receberam o Espírito Santo? "

Nestas escrituras vemos Deus derramando o Seu Espírito sobre a carne dos gentios, aqui podemos ler que o Espírito Santo é dado para TODAS as nações e povos e não apenas aos judeus. Enquanto Pedro testificava de Jesus, o Espírito Santo desceu sobre todos dentro da casa, e até mesmo os irmãos que foram com Pedro ficaram admirados de ver o derramar do dom do Espírito Santo sobre os gentios. E como eles sabiam que o Espírito havia descido sobre Cornélio e os outros? Porque os OUVIRAM falar línguas e magnificar a Deus. Eles tiveram clara e indiscutível evidencia que eles haviam recebido o dom do Espírito Santo. E Pedro prossegue dizendo alguém pode proibi-los de ser batizado nas águas, porque eles receberam o mesmo Espírito Santo que nós recebemos no dia de Pentecostes.

Contraste Atos 2:38 com Atos 10:45-46 e você verá as mesmas palavras sendo usadas para a experiência de conversão, o dom do Espírito Santo. Agora você pode começar a entender o que realmente significa receber o dom do Espírito Santo e como milhares de pessoas que professam ser cristaos hoje não são convertidas.

Atos 19:1-6

"E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo tendo atravessado as regiões mais altas, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos, perguntou-lhes: Recebestes vós o Espírito Santo quando crestes? Responderam-lhe eles: Não, nem sequer ouvimos que haja Espírito Santo. Tornou-lhes ele: Em que fostes batizados então? E eles disseram: No batismo de João. Mas Paulo respondeu: João administrou o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que após ele havia de vir, isto é, em Jesus. Quando ouviram isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus. Havendo-lhes Paulo imposto as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam em línguas e profetizavam."

Nestas escrituras Paulo encontra alguns discípulos em Éfeso, e ele não hesitou em perguntar-lhes se tinham recebido o Espírito Santo quando creram. Foi  bom que ele perguntar porque esses discípulos não tinham sequer ouvido falar que existia o Espírito Santo. Uma vez que Paulo lhes pregou sobre Jesus Cristo , eles foram batizados em água e pela imposição das mãos de Paulo, lemos sobre a primeira prova da recepção do Espírito Santo nesses discipulos,pois eles  falaram em línguas e profetizaram. Agora Paulo e os discipulos convertidos sabiam que eles tinham recebido o dom do Espírito Santo.

Paulo também explica à igreja de Corinto, em 1 Coríntios 12:4-11 que todo aquele que recebe o Espírito Santo irá mostrar uma manifestação do Espírito.

"Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito para o proveito comum (para o proveito de todos). Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; a outro a operação de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espíritos; a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer. "

Manifestação: 1-A: o ato, processo ou um instante de manifestacao b (1): algo que se manifesta ou se manifesta (2): perceptivel, uma expressão evidente, para fora, ou visível (Dicionario: Merriam-Webster)

Aqueles que receberam o dom do Espírito Santo TERAO uma manifestação perceptivel do Espírito. Sendo seus sonhos, visões, palavras de sabedoria, palavras de conhecimento, fé, dons de curar, operação de milagres, profecia, discernimento de espíritos, línguas diferentes, ou a interpretação de línguas, todos aqueles que tem o Espírito Santo habitando em seus corpos terão provas da habitacao Dele (do residente Espirito Santo).

Não somente aqueles totalmente convertidos a Cristo tem uma perceptível manifestação do Espírito, mas eles TERAO provas internas também. O crente não será capaz de ver fisicamente os frutos dentro de si, mas eles serão capazes de perceber uma mudança interior, os outros verao a mudança também. (E Deus tambem vera!)

Paulo diz aos Gálatas em 5:22-23

"Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade.a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei"

Muitos que professam ser cristãos leem estes versiculos e acham que eles têm todos esses frutos (Eu era um desses!) E podem até mesmo fazer os outros pensarem que eles os têm, mas sem receber o Espírito Santo como eles podem ter os frutos do Espirito? Todos nós podemos voluntariamente exibir sinais exteriores destas frutos, mas por dentro ainda estamos cheios de fortalezas, iniqüidades e de pecado. Como Jesus disse aos fariseus que eles tinham muito boa aparencia (externamente), eles vestiam suas roupas bonitas, eles diziam coisas certas, oravam em voz alta nas ruas, conheciam as escrituras de frente para trás, iam ao templo todos os sábados, mas, interiormente, eram como sepulcros caiados, Jesus os chamou de hipócritas.

Mateus 23:27

"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos e de toda imundícia".

Sem receber o dom do Espírito Santo, o processo de conversão de quem professa acreditar em Jesus Cristo não está completo, e a sua alma não vai experimentar a santificação do Espírito, a circuncisão do coração, a renovação da mente, ou a conformação do homem interior com Cristo.

* NOTA-  Há muitas pessoas que receberam o Espírito Santo com a evidência inicial de falar em outras linguas, mas por preguiça, falsos ensinos, falta de oração, jejum e estudo da Bíblia, eles apagaram o fogo do Espírito Santo. Se você é um desses, eu vos exorto a se arrepender e voltar para o Senhor enquanto Ele pode ser encontrado. (Leia a parabola dos talentos em Mateus 25:14-30).

Se você perceber que você não tem o Espírito de Deus habitando em voce, e voce foi batizado em água, ore insistentemente ao Pai e peça ao Senhor Jesus para te batizar com Seu Espírito e Ele o fará! (Isso é o que eu fiz quando eu fiquei sabendo desta verdade) Se você não foi batizado em água, o que você está esperando? Jesus disse que se alguém não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus! (João 3:5)

Em sinceridade e verdade,

Tyrone D. Palmer