Friday, April 1, 2011

O Que Significa Nascer Denovo?


Domingo, 7 de Novembro de 2010
 Por: Tyrone D. Palmer
Traducao: Cynthia R. Palmer

Check this message written in English on November 7th, 2010

A primeira coisa que precisamos fazer para responder esta pergunta é olhar para as palavras de Deus que se fez carne, o Verbo, Jesus Cristo, o Filho unigênito de Deus.

Jesus disse que o céu e a terra passarão, mas as suas palavras jamais passarão. Ele disse em João 12:49-50:  "Porque eu não falei por mim mesmo; mas o Pai, que me enviou, esse me deu mandamento quanto ao que dizer e como falar. E sei que o seu mandamento é vida eterna. Aquilo, pois, que eu falo, falo-o exatamente como o Pai me ordenou."

Eu coloco esse fundamento, porque Jesus é o caminho, a verdade e a vida, o que Ele falou é verdade absoluta. O que Ele falou Ele recebeu diretamente do Pai, e isso é o que Ele ensinou a seus discípulos e eles aceitaram a Sua palavra.

Em João 3:1-7 Jesus diz ao fariseu Nicodemos, um dos principais dos judeus o que se deve fazer para nascer denovo. Vamos dar uma olhada no que Jesus disse:

"Ora, havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és Mestre, vindo de Deus; pois ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele. Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo. "

Nestas escrituras Jesus nos diz claramente o que significa nascer denovo. Se nao nascermos denovo NÃO PODEMOS ver o reino de Deus. E se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. Então, Ele continua a dizer o que é preciso para nascer denovo e diz que e NECESSARIO nascer denovo. A versao New King James diz: “MUST BE BORN AGAIN” que significa: DEVEMOS NASCER DENOVO.

Agora vamos dar uma olhada no que e nascer da água e do Espírito de acordo com as Escrituras. Muitos têm problema com a palavra “água” , dizendo que a palavra “agua” e a agua de nascimento ou ainda dizem que e a agua da palavra de Deus, mas isso é um erro, pois se voce olhar no grego a palavra que agua que se encontra em João é a mesma palavra “agua” usada em Mateus 3 :13-17:

"Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.Mas João o impedia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?Jesus, porém, lhe respondeu: Consente agora; porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele consentiu. Batizado que foi Jesus, saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito Santo de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele; e eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”.

Nessas passagens Jesus está nos dando um exemplo do que significa nascer denovo, Ele foi batizado por João e logo saiu da água e João foi capaz de ver uma manifestação sobrenatural do Espírito de Deus descendo do céu como um pomba e pousando sobre Jesus. (Como as línguas de fogo no dia de Pentecostes, Atos 2:03 )

"Água" A palavra aqui é a palavra grega: Hudor

5204 . hudor hoo' dore, e caso genitivo, hudatos hoo'-dat-os, etc a partir da base de 5205, a água (como se de chuva), literal ou figurativamente: - a água. (Strong's Lexicon grego)

Esta é a mesma palavra usada em João 3:5

A palavra Espírito é o mesma usada em Mateus e João:

4151 . pneuma pnyoo' mah-de 4154, uma corrente de ar, a respiração, sopro (ou seja, de explosão) ou uma brisa (Strong's Lexicon grego)

Agora voltando a João 3:5 , podemos entender claramente que o que Jesus disse a Nicodemos é que é preciso nascer da água (-hudor batismo) e do Espírito (pneuma-Espírito Santo)

Sem estas duas coisas como disse Jesus, não podemos entrar no reino de Deus.

Isso é o que significa ser "nascido denovo". Água + Espírito = Nascer Denovo!

Podemos ler sobre o culminar deste ensinamento de Jesus no livro de Atos quando o Espírito Santo conduziu-se com poder no dia de Pentecostes e 3000 novos convertidos para Cristo ouviram a mensagem do evangelho pregado por Pedro e nasceram da água e do Espírito.

Atos 1:4-5

“Estando com eles, ordenou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual (disse ele) de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou em água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo, dentro de poucos dias”.

Atos 2:1-4

"Quando o Dia de Pentecostes chegar a plenitude, todos eram unânimes em um só lugar. E de repente veio do céu um som, como de um forte vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Então apareceu por eles línguas repartidas, como que de fogo, e um assentado sobre cada um deles. E todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem. "

A evidência inicial de receber ou ser cheio do Espírito Santo é o falar em outras línguas!

Atos 2:36-39

“Saiba pois com certeza toda a casa de Israel que a esse mesmo Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo. E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. Porque a promessa vos pertence a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe: a quantos o Senhor nosso Deus chamar”.

Atos 2:40-42

“E com muitas outras palavras dava testemunho, e os exortava, dizendo: salvai-vos desta geração perversa. De sorte que foram batizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas; e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações”.

No amor de Cristo,

Tyrone Palmer