Thursday, April 28, 2011

O que significa ser guiado pelo Espírito?

Por: Tyrone D. Palmer
Escrita no dia 8 de fevereiro de 2011
Traducao: Cynthia R. Palmer
You can find this message written in English on Feb 8th, 2011

*** Uma palavra para os maduros em Cristo  e aqueles com ouvidos para ouvir ***

Romanos 8:14

“Pois todos quantos são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus".

É fácil para alguém dizer-lhe: "Você deve ser guiado pelo Espírito", mas para viver as escrituras e trazer esta verdade para a nossa realidade é algo totalmente diferente. Então, como somos guiados pelo Espírito? Vamos dar uma olhada no nosso exemplo perfeito, o autor e consumador da nossa fé, Jesus, o Cristo.

Mateus 3:11,13-17

"Eu vos batizo com água para arrependimento, mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar, Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo".

"Então veio Jesus da Galiléia até João no Jordão para ser batizado por ele. E Joao tentou impedi-lo, dizendo:" Eu e que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? "Mas Jesus respondeu, e disse-lhe: "Deixa ser assim agora, pois assim nos convém cumprir toda justiça". Ele então consentiu.  Quando ele foi batizado, Jesus saiu logo da água, e eis que os céus se abriram para Ele , e viu o Espírito de Deus descendo como uma pomba e pousar sobre Ele. E de repente uma voz vinda do céu, dizendo: "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo".

A primeira coisa que precisamos entender é que você não pode ser conduzido pelo Espírito, se o Espírito de Deus não estiver dentro de ti, morando em voce. Jesus, que anulou a Sua divindade e se humilhou tornando-se servo de todos, nos deu o exemplo que devemos seguir, mesmo Ele sendo Deus manifesto na carne, Ele foi batizado por João Batista no rio Jordão, para cumprir toda a justiça. Este ato de justiça e de fé agradou ao Pai, e João foi permitido ver o céu aberto e o Espírito de Deus descendo sobre Jesus.

Imediatamente após Seu batismo, Jesus foi CONDUZIDO pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo diabo.

Mateus 4:01


"Então Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo diabo ".

Esta é a mesma coisa que acontece com aqueles que verdadeiramente sao nascidos de cima (denovo), que têm o Espírito habitando em seus vasos. Eles serão tentados, provados, testados, afligidos, perseguidos,repreendidos, santificados e purificados na refinaria de fogo, antes de serem enviados por Deus. O tempo no deserto é o lugar onde eles recebem treinamento e disciplina, é onde eles conhecem o seu Criador e Sua voz.

Mateus 4:17

" A partir desse momento começou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, pois o reino dos céus está próximo ".

Durante o ministério terrestre de Jesus, ele pregou a Palavra que Ele recebeu diretamente do Pai, do trono celeste. Jesus disse: "Eu sempre FAÇO as coisas que Lhe agrada". (João 8:29)

João 12:49-50

"Porque eu não falei por mim mesmo; mas o Pai, que me enviou, esse me deu mandamento quanto ao que dizer e como falar. E sei que o seu mandamento é vida eterna. Aquilo, pois, que eu falo, falo-o exatamente como o Pai me ordenou".

Jesus ouvia a voz do Pai falando com Ele através do Espírito. Jesus não saia pelos lugares apenas citando a Lei e os Profetas, Ele falava as palavras que Ele recebia de cima, que nunca tinham sido ouvidas pelos fariseus e pelos judeus do seu tempo, é por isso que eles O chamaram de impostor. O que Ele falava eles não conseguiam entender porque suas mentes eram carnais e as palavras que Jesus falava eram espirituais e eram vida. Eles tinham a lei e os profetas, que continham os dez mandamentos e o restante das leis de Moisés, mas Jesus fez os mandamentos físicos serem muito mais avancados com a palavra falada que Ele recebia diretamente do Pai.

Mateus 5:21-22, 27-28, 31-32, 33-35, 38-39 , 43-

"21Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e, Quem matar será réu de juízo. 22Eu, porém, vos digo que todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e quem disser a seu irmão: Raca, será réu diante do sinédrio; e quem lhe disser: Tolo, será réu do fogo do inferno".

"27Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. 28Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela".

"31Também foi dito: Quem repudiar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio. 32Eu, porém, vos digo que todo aquele que repudia sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, a faz adúltera; e quem casar com a repudiada, comete adultério".

"33Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirás para com o Senhor os teus juramentos. 34Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus; 35nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei;".

38Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. 39Eu, porém, vos digo que não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;

"43Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiar o teu inimigo. ' Mas eu vos digo, amai os vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, abencoe aos que vos maldizem e fazei o bem aos que vos odeiam, e orem por aqueles que acintosamente vos usam e vos perseguem". (Essa e a traducao correta da versao New King James em ingles para o portugues- um pouco diferente da versao em portugus de Joao Ferreira de Almeida)

Estas palavras de Jesus não haviam sido ouvidas antes que Ele as falasse  e elas não foram escritas ate muitos anos após sua morte, ressurreição e ascensão. Entao, como os discípulos conseguiram manter-se fiel apenas com a Lei e os Profetas escritas? O Espírito Santo!

João 14:25-26

"Estas coisas vos tenho falado, estando ainda convosco. Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito".

Jesus esteve presente com os discípulos por três anos e meio, ensinando-lhes, a transmissão de conhecimentos, os mistérios do reino, e fazendo as obras do Pai, teria sido impossível para os discípulos, se lembrar de cada palavra do que ele falou e todas as coisas Ele fez durante Seu ministério terrestre. É por isso que eles precisavam de um ajudante, um outro Consolador, Mestre, guia e amigo, o dom prometido do Pai, o Espírito Santo. Foi o Espírito de Deus que sobrenaturalmente lembrar os discípulos de tudo o que Jesus disse.

João 16:12-15

"Eu ainda tenho muitas coisas a dizer para você, mas você não pode suportar os agora. Entretanto, quando Ele, o Espírito da verdade, veio, Ele vos guiará a toda a verdade, pois Ele não falará por Sua própria autoridade, mas Ele ouve o que Ele vai falar, e ele lhe dirá as coisas que virão. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo -lo para você. Todas as coisas que o Pai tem é meu. Por isso eu disse que ele terá de Minas e declarar isso para você. "

O Espírito tem uma voz? Alguém já ouviu o Espírito falar-lhes o que Ele ouviu do trono ? Alguém já viu ou ouviu o que ainda está por vir? Sim, sim e sim! Ele falou de forma audível para os discípulos no primeiro século, e Ele ainda fala de forma audível para aqueles a quem Deus escolheu hoje!

Marcos 13:9-11

Mas olhai por vós mesmos; pois por minha causa vos hão de entregar aos sinédrios e as sinagogas, e sereis açoitados; também sereis levados perante governadores e reis, para lhes servir de testemunho. Mas importa que primeiro o evangelho seja pregado entre todas as nações. Quando, pois, vos conduzirem para vos entregar, não vos preocupeis com o que haveis de dizer; mas, o que vos for dado naquela hora, isso falai; porque não sois vós que falais, mas sim o Espírito Santo.

Os discípulos não precisavam se preocupar com o que iriam falar com governadores e reis, eles não precisavam de um rolo da Lei e dos Profetas para recitar, porque o Espírito Santo daria a eles uma palavra direta de Deus para falarem na mesma hora! Isto e ser conduzido pelo Espírito!

João 10:27

" As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem . "

Jesus não só nos fala através das escrituras, mas Ele disse que suas ovelhas ouvem a Sua voz! Aqueles que estão realmente sendo conduzidos pelo Espírito ouvirao a voz audível do Senhor falando com eles, da mesma maneira que Ele falou com os apóstolos, profetas e santos do passado.

Hebreus 13:8

"Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente. "

Quando Jesus ordenou aos apóstolos para irem a todo o mundo e fazer discípulos de todas as nações, batizando-os, e ensinando-lhes tudo o que Ele ordenou-lhes, como você acha que isso seria possível? Sem um livro? Sem nada escrito no pergaminho? O Espírito Santo de Deus!

Hebreus 10:16

"Esta é a aliança que farei com eles depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, e em suas mentes vou escrevê-los ",

Essas escrituras, em Hebreus nos diz que Deus faria uma Nova Aliança, e ao invés de ter a Lei fisica comprimida em pedra gravada para eles, Deus espiritualmente colocaria suas leis em nossos corações e as gravaria em nossas mentes! Como, você pergunta? Pelo seu Espírito!

2 Coríntios 3:1-3

"Começamos outra vez a recomendar-nos a nós mesmos? Ou, porventura, necessitamos, como alguns, de cartas de recomendação para vós, ou de vós? Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens, sendo manifestos como carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne do coração".

Quando os apóstolos foram enviados para o mundo, eles não estavam andando com pergaminhos das palavras de Jesus, os evangelhos não tinham nem sido escritos ainda! Mas a palavra de Deus foi ensinada pela propria PALAVRA (Jesus) e foram escritas em seus corações e mentes. Depois que eles foram capacitados pelo Espírito Santo no dia de Pentecostes, eles foram capazes de transmitir todos os ensinamentos e mandamentos de Cristo para aqueles que acreditavam nas boas novas, e eles fizeram tudo oralmente!

Atos 2:40-42

" E com muitas outras palavras dava testemunho, e os exortava, dizendo: salvai-vos desta geração perversa. De sorte que foram batizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas; e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. "

Filipe, o evangelista recebeu algo falado por um anjo do Senhor, e o Espírito que lhe deu direções e instruções relativas ao eunuco etíope.

Atos 8:26-29

" Mas um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai em direção do sul pelo caminho que desce de Jerusalém a Gaza, o qual está deserto. E levantou-se e foi; e eis que um etíope, eunuco, mordomo- mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros e tinha ido a Jerusalém para adorar, regressava e, sentado no seu carro, lia o profeta Isaías. Disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro.

Quando Pedro teve uma visão de algo novo que Deus estava fazendo com as nações gentis, o Espírito falou audivelmente a ele, dizendo-lhe o que ele precisava fazer.

Atos 10:17-20

"Enquanto Pedro refletia, perplexo, sobre o que seria a visão que tivera, eis que os homens enviados por Cornélio, tendo perguntado pela casa de Simão, pararam a porta. E, chamando, indagavam se ali estava hospedado Simão, que tinha por sobrenome Pedro. Estando Pedro ainda a meditar sobre a visão, o Espírito lhe disse: Eis que dois homens te procuram. Levanta-te, pois, desce e vai com eles, nada duvidando; porque eu tos enviei".

O Espírito Santo lembrou Pedro das palavras de Jesus quando ele contou a experiência de salvação de Cornélio.

Atos 11:15-16

"E, quando comecei a falar, o Espírito Santo desceu sobre eles, como também sobre nós no início. Lembrei-me então a palavra do Senhor, como Ele disse: 'João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo Espírito ".

O Espírito falou através dos profetas e mestres em Antioquia.

Atos 13:2

"Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado."

O Espírito Santo levou Paulo e Silas durante a sua viagem missionária.

Atos 16:6-10

" Atravessaram a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia; e tendo chegado diante da Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu. Então, passando pela Mísia, desceram a Trôade. De noite apareceu a Paulo esta visão: estava ali em pé um homem da Macedônia, que lhe rogava: Passa ã Macedônia e ajuda-nos. E quando ele teve esta visão, procuravamos logo partir para a Macedônia, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciarmos o evangelho."

Aqueles que têm o Espírito de Deus habitando neles, eles serao guiados por Ele, confortados por Ele, corrigidos por Ele, direcionados por Ele, ouvirao a Ele, e serao ensinados por Ele usando as escrituras, experiências de vida, etc .. e se acontecer um dia em que crentes cheio do Espírito não tiverem acesso a uma bíblia, então o Espírito vai ensiná-los e orientá-los em toda a verdade por revelação, da mesma forma que Paulo recebeu o evangelho!

Gálatas 1:11-12
"Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens; porque não o recebi de homem algum, nem me foi ensinado; mas o recebi por revelação de Jesus Cristo."

Nestes últimos dias precisamos do Espírito mais do que nunca, pois o mundo está sendo inundado pela escuridão e os falsos ensinos de homens abundam. Vamos todos nos humilhar, crucificar a carne, purificar os nossos corações, e obedecer as palavras de Jesus, para que os nossos vasos de barro possam ser preenchidos com a plenitude do Espírito do Deus Vivo!

Em Seu Amor,
Tyrone